domingo, 29 de maio de 2011

Seja o primeiro...

Seja o primeiro a agir amorosamente ou a fazer as pazes.



Muitos de nós temos o hábito de cultivar pequenos ressentimentos que podem ser consequências de alguma discussão, mal-entendido, o tipo de educação que tivemos ou qualquer outro evento doloroso.Cabeças-duras, ficamos esperando que a outra pessoa envolvida nos procurar acreditando que esta é a única maneira de perdoarmos ou reatarmos um laço familiar ou de amizade.
Uma amiga minha, cuja saúde não é muito boa, recentemente me contou que não falava com seu filho há três anos."Por que não?"- lhe perguntei.Ela me respondeu que ela e o filho tinham se desentendido a respeito da esposa dele e ela não voltaria a lhe falar se ele não a procurasse, primeiro.Quando lhe sugeri que tomasse a iniciativa, resistiu e disse:"Não posso fazê-lo. É ele que tem que me pedir desculpas." Ela literalmente preferiu morrer a procurar o único filho.Depois de algum incentivo ela resolveu finalmente procurá-lo.Para seu espanto, o filho ficou agradecido com a boa-vontade que ela demonstrou e foi o primeiro a pedir desculpas. Isto é o que acontece, normalmente,quando alguém se arrisca e toma a iniciativa: todo o mundo sai ganhando.(RICHARD CARLSON)

domingo, 22 de maio de 2011

IMAGINE QUE TODO O MUNDO É ILUMINADO MENOS VOCÊ

   Esta estratégia lhe dá uma oportunidade de praticar algo que seria provavelmente inaceitável para você. Se tentar, no entanto, poderá descobrir que este é um dos melhores  exercícios de aperfeiçoamento pessoal.Como o título do capítulo sugere, a idéia é imaginar que todo mundo que encontra é perfeitamente iluminado. Isto é, todo mundo menos você! As pessoas que você encontra existem para lhe ensinar algo. Talvez o motorista imprudente e o adolescente respondão estejam aqui para ensiná-lo a não fazer julgamentos apressados.
Seu trabalho é tentar determinar o que as pessoas em sua vida estão lhe ensinando. Você descobrirá que se fizer isso, se sentirá menos aborrecido, incomodado, e menos frustrado pelas ações e imperfeições dos outros. Você pode desenvolver o hábito de enxergar a vida dessa maneira e, se o fizer, ficará feliz em fazê-lo. Muitas vezes, quando você descobre o que o outro está lhe tentando ensinar, fica fácil se livrar de sua frustração. Suponha, por exemplo, que você está na agência de correios e que um funcionário pareça estar intencionalmente movendo-se devagar.Em vez de se sentir irritado, indague:"O que ele está tentando me ensinar? "Talvez você precise aprender algo, como a complacência _ como é difícil ter um trabalho do qual você não gosta. Ou talvez pudesse aprender mais a respeito da paciência. Ficar na fila é uma excelente  ocasião para romper seu hábito de impaciência.
Você pode ficar surpreso ao descobrir como isso é fácil e prazeroso. Tudo o que está fazendo é mudando sua percepção de "Por que eles estão fazendo isso?" para "O que eles estão querendo me ensinar? " Observe hoje mesmo todas essas pessoas iluminadas.